top of page
  • Foto do escritorCharles Dayler

Gerenciamento de Áreas Contaminadas - Webinares

Atualizado: 17 de ago. de 2020



O desenvolvimento das atividades humanas causa alterações ao ambiente que podem afetar negativamente as suas características originais, impactando todos aqueles que dependem dele. Uma dessas consequências negativas é a contaminação das áreas por substâncias tóxicas. A partir da publicação da Resolução CONAMA nº 420/2009, o Gerenciamento de Áreas Contaminadas – GAC, visando a sua recuperação, passou a ser a regra. Diante disso, medidas que assegurem o conhecimento das características das contaminações nessas áreas e dos impactos por ela causados viraram obrigação.


Com o GAC busca-se a minimização dos riscos ao meio ambiente, e por consequência à população, por meio de ações sucessivas e coordenadas de caracterização e remediação da contaminação, de forma a atenuar os efeitos nocivos ao meio. A Resolução também aponta os critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas, a partir da indicação das concentrações naturais dessas substâncias no compartimento ambiental.


Ciente da importância do GAC, bem como de sua complexidade e da necessidade de difusão de sua base teórica, foi organizado um ciclo de webinares abordando a legislação base, etapas do processo, técnicas de investigação, técnicas de remediação, seleção de técnicas, e mudança de uso e descomissionamento.


O objetivo da realização dos webinares é apresentar ao setor produtivo, meio acadêmico, empresas e profissionais de consultoria, assim como ao poder público, o estado da arte em Gerenciamento de Áreas Contaminadas – GAC em termos de técnicas de diagnóstico e caracterização de contaminação, sistemas e procedimentos de remediação e todos os aspectos jurídicos relacionados a passivos ambientais e usos das áreas contaminadas.


Apresentamos abaixo a programação dos webinares, o link dos vídeos no YouTube e as apresentações disponibilizadas para download. Toda e qualquer alteração na programação será atualizada aqui no site.



GAC - Introdução: Vídeo / Apresentação


GAC - Legislação aplicada: Vídeo / Apresentação



GAC - Conflitos Legais: Vídeo / Apresentação


GAC - Desafios aos Órgãos Públicos: Vídeo / Apresentação



GAC - Fluxo e Transporte da Água Subterrânea: Vídeo / Apresentação 1 e 2


GAC - Avaliação Preliminar e Modelo Conceitual: Vídeo / Apresentação



GAC - Investigação Confirmatória e Técnicas de Screening: Vídeo / Apresentação


GAC - Investigação Detalhada: Vídeo / Apresentação



GAC - Análise de Risco: Vídeo / Apresentação


GAC - Avaliação de Risco à Saúde Humana: Vídeo / Apresentação



GAC - Remediação: Vídeo / Apresentação


GAC - Investigação de Alta Resolução: Vídeo / Apresentação



GAC - Técnicas de Remediação por Bombeamento: Vídeo / Apresentação


GAC - Oxidação/Redução Química: Vídeo / Apresentação



GAC - Remediação Termal: Vídeo / Apresentação


GAC - Biorremediação e Atenuação Natural: Vídeo / Apresentação



GAC - Intrusão de Vapores: Vídeo / Apresentação


GAC - Seleção de Técnicas de Remediação: Vídeo / Apresentação



GAC - Mudança de Uso e Descomissionamento: Vídeo / Apresentação



Acesse https://www.youtube.com/charlesdayler e acompanhe toda a programação. Aproveite para curtir os vídeos e se inscrever no canal!
2.015 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page